Etanol versus Gasolina

Veja alguns comparativos: 

Esta é a tabela já bem conhecida na NET da CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que a Folha OnLine publicou a tempos: 

 

Eu a reproduzo, aqui, com alguns campos a mais: 

 

Porém, conforme sabemos, os carros flex não têm taxa de compressão costumeira de carro a álcool (hoje etanol) ou gasolina, e sim um meio termo. Assim, ele não rende tão bem na gasolina como aquele MONO-Gasolina, ou tão bem no álcool tal qual um MONO-álcool. 

Assim, não há como reproduzir uma tabela GENÉRICA para todos os modelos flex de carros. Explico. 

O Fiesta Flex tem taxa de compressão MELHOR para o álcool e talvez renda hipotéticos 75% do que se rodasse na gasolina. Mas, um Palio Flex rodando no álcool renda talvez apenas 65%. 

Portanto, reproduzi uma tabela que leva em conta um rendimento de 64% menos, ao invés do costumeiros 70%, para efeito hipotético extremo PESSIMISTA. 

 

Conclusão: mesmo custando HORRIPILANTES R$ 1,81 o etanol (álcool hidratado) ainda será vantajoso se a gasolina custar acima de CRUÉIS R$ 2,83.

Mas, como o preço não pára de subir, atualizei a tabela da proporção de 70& do Cepae-SP, a partir do preço da gasolina a R$ 2,80.

Ora, não imaginaram que passaria? Eu já projetei lá pra casa dos R$ 3,40 (etanol a quase R$ 2,40).